Olá,
Tenho a comunicar-vos que a 1ª edição do "Jornalsemnome" (Novembro 2009) da Escola Secundária de Bocage foi publicada, e nesta consta um artigo sobre a falta de instalações para pessoas portadoras de deficiências, realizado por nós.
Deixo-vos aqui o artigo, pois nem todos têm acesso ao Jornal da Escola. Espero que gostem!
Falta de condições na Escola Secundária de Bocage
Alunos com deficiências são excluídos devido às condições escolares
A inexistência de condições apropriadas para deficientes, na Escola Secundária de Bocage, é verificável por qualquer pessoa.
Tendo a escola três pisos sem elevador ou rampas, os alunos fisicamente debilitados estão sujeitos a frequentar apenas o primeiro piso, o qual possui duas rampas de acesso à entrada da frente.
Estes alunos podem ter aulas nas salas do piso anteriormente referido; no entanto, não podem deslocar-se ao quadro, pois, para o fazerem, têm de subir dois degraus.
As casas de banho não estão adaptadas e equipadas para qualquer tipo de deficiência. O bar, o auditório José Saramago, a biblioteca, os balneários e os laboratórios situam-se na cave ou no segundo piso; logo, os alunos portadores de deficiência não têm acesso fácil a estes equipamentos.
É de salientar que, na entrada, local acessível a alunos com deficiência motora, se encontra a Secretaria.
Mas será que qualquer aluno tem facilidade em entrar ?
Não! A verdade é que, mesmo sendo na entrada, a secretaria não possui espaço suficiente para uma cadeira de rodas circular.
Sendo assim, um aluno deficiente é privado de inúmeras salas, não pode ir à casa de banho, não consegue entrar na secretaria, e a biblioteca, os balneários, o bar e o auditório José Saramago são espaços que nunca serão por ele frequentados.
Colocamos então a seguinte questão: Como poderá um aluno deficiente frequentar plenamente esta escola?
2 comentários:
Tenho 58 anos. Fui aluno do Liceu (a vossa Escola). O edifício da vossa Escola foi construído há mais de 50 anos. Na altura as pessoas, mesmo as ditas "responsáveis", não estavam sensibilizadas para as questões dos deficientes e da inclusão social. São possíveis melhoramentos na vossa Escola, mas quaisquer melhoramentos estão condicionados à construção existente. O artigo é "notícia" relativamente à vossa Escola, mas é uma triste realidade relativamente a muitas escolas construídas nos últimos anos. Nestas escolas é de lamentar o desprezo das pessoas ditas "responsáveis" pelos problemas dos deficientes e da inclusão social. Também nestas escolas é possível fazermos um levantamento de asneiras arquitectónicas, erros de construção e de deficiências em equipamentos tal como vocês fazem relativamente à vossa Escola. Estas escolas, no entanto, são ditas de "escolas modernas". Modernas... uma ova! Perdão pela palavra.
Concordo!!! É realmente lamentável que em pleno século XXI as pessoas portadoras de deficiencias motoras sejam exclúidas. Mas isto não acontece só na nossa escola, também noutras instituições públicas como tribunais por exemplo, os deficientes ficam à porta. Não está na altura de mudar isto?!
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