"Futebol para cegos"

No passado dia 6 de Maio, sexta-feira, entre as 13:30 e as 15:00 horas, no G1 da Escola Secundária de Bocage realizámos um jogo de Futebol para cegos.


Cada equipa era constituída por 5 elementos (Futebol de 5) e 4 deles encontravam-se vendados (privados de visão), excepto o guarda-redes. Atrás de cada baliza estava presente um chamador que orientava os 4 jogadores vendados da sua equipa. Em campo encontrava-se também um árbitro que orientava o jogo de acordo com as regras da modalidade.


O principal objectivo desta actividade foi sensibilizar a comunidade escolar, chamando a atenção para as enormes dificuldades que os invisuais sentem ao praticar a modalidade. Queríamos que os participantes sentissem na prática o quanto difícil se torna localizar a bola (mesmo com pequenos sensores incorporados), orientar-se no campo, localizar os colegas de equipa e ter a noção do espaço.


A actividade correu bastante bem com a adesão de muitos colegas, os quais nos manifestaram as dificuldades acima referidas.


De referir que esta actividade teve o apoio da ANDDVIS (Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais), que nos facultou 3 bolas específicas para a prática do Futebol, bolas que possuem incorporados sensores que permitem a audição de pequenos sons.

Queremos agradecer à ANDDVIS a disponibilidade por nos facultar as bolas, permitindo assim a realização desta actividade, no âmbito do nosso trabalho.


Esperamos que se tenham divertido e agradecemos a participação de todos!


Aqui fica um pequeno vídeo do jogo:

1 comentários:

Gabriela Bruno disse...

O relatório está excelente, muito obrigada pelo trabalho árduo do ano inteiro. Foi um prazer ser vossa professora, o meu obrigada por tudo.
:))