No passado dia 6 de Maio, sexta-feira, entre as 13:30 e as 15:00 horas, no G1 da Escola Secundária de Bocage realizámos um jogo de Futebol para cegos.
Cada equipa era constituída por 5 elementos (Futebol de 5) e 4 deles encontravam-se vendados (privados de visão), excepto o guarda-redes. Atrás de cada baliza estava presente um chamador que orientava os 4 jogadores vendados da sua equipa. Em campo encontrava-se também um árbitro que orientava o jogo de acordo com as regras da modalidade.
O principal objectivo desta actividade foi sensibilizar a comunidade escolar, chamando a atenção para as enormes dificuldades que os invisuais sentem ao praticar a modalidade. Queríamos que os participantes sentissem na prática o quanto difícil se torna localizar a bola (mesmo com pequenos sensores incorporados), orientar-se no campo, localizar os colegas de equipa e ter a noção do espaço.
A actividade correu bastante bem com a adesão de muitos colegas, os quais nos manifestaram as dificuldades acima referidas.
De referir que esta actividade teve o apoio da ANDDVIS (Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais), que nos facultou 3 bolas específicas para a prática do Futebol, bolas que possuem incorporados sensores que permitem a audição de pequenos sons.
Queremos agradecer à ANDDVIS a disponibilidade por nos facultar as bolas, permitindo assim a realização desta actividade, no âmbito do nosso trabalho.
Esperamos que se tenham divertido e agradecemos a participação de todos!
Aqui fica um pequeno vídeo do jogo:
1 comentários:
O relatório está excelente, muito obrigada pelo trabalho árduo do ano inteiro. Foi um prazer ser vossa professora, o meu obrigada por tudo.
:))
Enviar um comentário